quarta-feira, 9 de março de 2011

Porque reciclar é importante

Objetivamente, reciclar é uma atitude ecológica,que além de fazer bem para o ecosistema, também  produz uma consciência que nos torna cidadãos mais presente na Comunidade, desde a menor que é nosso Lar e vai se estendendo pela nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso estado e nosso pais.
Mas existe uma outra face desta moeda. Aproveitamento dos materiais recicláveis, como caixas de leite vazias, garrafas pet, papel ou embalagens de presentes recebidos, enfim tudo aquilo que a imaginação possa alcançar para produzir algo novo, com as matérias primas que os reciclaveis nos propiciam. Alguém poderia dizer não ter talento para criar; isso não é totalmente verdade porque pode ser apenas medo de tentar.Mas, se de todo não quiser se aventurar, pode colaborar separando o "lixo" reciclavel e encaminhar para os pontos de acolhimento.
Um pequeno senão, se a idéia é entregar esses materiais aos catadores de rua; nem sempre eles irão vender alguns materiais que não servem para converter em dinheiro, então são descartados na primeira oportunidade e lugar que encontrarem possivel.Os referidos catadores são grandes auxiliares nessa coleta, mas nem sempre tem a consciência ecologica necessária, e é compreensível.
Enfim, é um trabalho em que todos podem participar; crianças que começam cedo a ter uma visão mais ampliada de onde vivem, os adolescentes com sua energia e entusiasmo (basta motivá-los) e os adultos, que não raro precisam repensar o assunto.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário